terça-feira, 16 de setembro de 2008

DANÇA DE SÃO BENEDITO OU DANÇA MOÇAMBIQUE

Dança de são Benedito
ou
Dança Moçambique



ORIGEM: Não se sabe a origem precisa , embora o nome Moçambique,leve muitos pesquisadores a dar-lhe como de possível origem africana.Mas não foi trazido pelos escravos.Esta Dança é uma dança guerreira, muito antiga,em alguns Paises e como a Inglaterra é conhecida uma Dança parecida com o nosso Moçambique é a "Morris Dance"( Dança Moura), que se assemelha muito também à "Dança dos Pauliteiros " da Cidade de Miranda- Portugal. Pode ter sido praticada pelos Mouros na Península Ibérica,e foi também utilizada na Catequese dos índios no Brasil como precioso fator de recreação popular. O ponto maior da presença do Moçambique é no Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo. Entretanto, também é encontrado no Rio de Janeiro,Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.




MUSICA E DANÇA:A confraria dos moçambiqueiros é mais folclórica do que a das congadas. A maior parte dos participantes é jovem.O regulamento é oral e são normas simples, criadas pelos grupos que dirigem as "Companhias de São Benedito" O canto é um louvor a um santo (São Benedito).

Daí a lenda de que foi este santo quem inventou a dança para alegrar seus devotos.veja o exemplo de um trecho de uma musica:




Esta dança é de São Benedito.


São Benedito foi quem dançou


ele dançou e subiu pro céu


hoje dançamos nós pecadores.


No desenrolar da festa existem várias danças.A parte dramática é insignificante. As danças têm nomes religiosos: Escada de São Benedito, Estrela da Guia, etc. A frente do Grupo é comum irem duas crianças segurando ,uma de cada lado, o Estandarte,ou bandeira que é onde esta representado a imagem de São Benedito. Para se dançar os brincantes usam bastões de madeira,que são batidos com espadas sempre acompanhada de uma coreografia , sob o comando dos seguintes instrumentos musicais ,que podem variar : tarol (caixinha de guerra),reco-reco,pandeiros, rabeca, tamborins, violas.Cantam louvações religiosas.