terça-feira, 16 de setembro de 2008

Marujada ou Chegança

Marujada ou Chegança



HISTÓRICO: Segundo muitos Historiadores trata-se de uma manifestação que retrata as grandes façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, quando a sua época dos grandes navegantes e desbravadores.Não se sabe ao certo como surgiu, porem sabe-se que é a dramatização das lutas trágicas das conquistas do mar vivido pelos portugueses.É evidenciado a fusão de varias tradições Ibéricas,como a comemoração a vitória dos Cristãos sobre os Mouros invasores de Portugal,e também a comemoração da vitória do Catolicismo Romano sobre o Maometismo.


PERSONAGEM E VESTIMENTAS: Os personagens quase sempre são todos homens, muito raro uma mulher participar da Marujada,utilizam como vestimentas uniformes militares da Marinha,segundo o escalão militar.Os personagens são os seguintes:*General ou General Almirante,*Capitão Inglês:,*Ajudante-de-Ordem do Capitão Inglês(2) *Padre,*Marinheiros *Cristãos,*Marinheiros Mouros Piloto,*Rei Mouro, *Infante de Marrocos ou Príncipe ou Embaixador, *Capitão-de-Mar-e-Guerra, *Bandeiro (1 criança Cristão e 1 criança Mouro) ,*Gajeiro Grante ou Artilheiro, *Médico, *Dentista, *Ajudante Laurindo,*Comandante,*Vassalos(2),*Capitão Patrão,*Cozinheiro ou Comissário,*Tenente Guarda-Marinha.
A FESTA: É Praticada em Todas as Regiões do Brasil,mais destacando-se mais no Nordeste ,Centro-Leste e Sul são mais conhecidos,são mais praticadas nas Regiões Costeiras e Ribeirinhas, pois é fundamental a água na apresentação. Recebe varias denominações diferentes como : Maruja, Nau Catarineta, Barca ( em Minas Gerais), Barquinha(interior da Bahia), Fragata (interior da Bahia) e Chegança. São utilizados como instrumentos musicais a caixa(tipo de tambor),tambor e rabeca.É a representação das lutas entre cristão e mouros,esta luta é muito dramatizada principalmente no Natalino.


A festa na sua essência consiste no seguinte:


1.Uma embarcação navega com as duas tropas juntas os Mouros e os Cristãos.
2.Ao chegarem em terra ,primeiro desembarca os Cristãos, e depois os Mouros.
2.1 Em alguns locais é comum antes de começar a "batalha" irem saldar a Igreja e seus Santos.
3. Em um determinado local, formam-se duas filas, como se fossem combater uns contra os outros .No pelotão dos Cristãos o General,Capitão Inglês e o Padre ficam Sentados,atrás um menino(Bandeiro) segura uma bandeira(simbolizando Portugal,e os Cristãos).No pelotão dos Mouros apenas ficam sentados o Rei e o Embaixador trás um menino(Bandeiro) segura uma bandeira(simbolizando a Turquia e os Mouros).
4.Então é iniciada a dramatização com o Capitão de Mar e Guerra, que fala aos Mouros:"É chagado nesta nau Dão Silvestre de MarinhaGeneral feito em campanhadono de grande fidalguia."Com o fim do combate o Rei Mouro morrendo converte-se ao cristianismo, magoando seu filho, e os Cristãos vencem a batalha

Nenhum comentário: