terça-feira, 16 de setembro de 2008

Marujada ou Chegança

Marujada ou Chegança



HISTÓRICO: Segundo muitos Historiadores trata-se de uma manifestação que retrata as grandes façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, quando a sua época dos grandes navegantes e desbravadores.Não se sabe ao certo como surgiu, porem sabe-se que é a dramatização das lutas trágicas das conquistas do mar vivido pelos portugueses.É evidenciado a fusão de varias tradições Ibéricas,como a comemoração a vitória dos Cristãos sobre os Mouros invasores de Portugal,e também a comemoração da vitória do Catolicismo Romano sobre o Maometismo.


PERSONAGEM E VESTIMENTAS: Os personagens quase sempre são todos homens, muito raro uma mulher participar da Marujada,utilizam como vestimentas uniformes militares da Marinha,segundo o escalão militar.Os personagens são os seguintes:*General ou General Almirante,*Capitão Inglês:,*Ajudante-de-Ordem do Capitão Inglês(2) *Padre,*Marinheiros *Cristãos,*Marinheiros Mouros Piloto,*Rei Mouro, *Infante de Marrocos ou Príncipe ou Embaixador, *Capitão-de-Mar-e-Guerra, *Bandeiro (1 criança Cristão e 1 criança Mouro) ,*Gajeiro Grante ou Artilheiro, *Médico, *Dentista, *Ajudante Laurindo,*Comandante,*Vassalos(2),*Capitão Patrão,*Cozinheiro ou Comissário,*Tenente Guarda-Marinha.
A FESTA: É Praticada em Todas as Regiões do Brasil,mais destacando-se mais no Nordeste ,Centro-Leste e Sul são mais conhecidos,são mais praticadas nas Regiões Costeiras e Ribeirinhas, pois é fundamental a água na apresentação. Recebe varias denominações diferentes como : Maruja, Nau Catarineta, Barca ( em Minas Gerais), Barquinha(interior da Bahia), Fragata (interior da Bahia) e Chegança. São utilizados como instrumentos musicais a caixa(tipo de tambor),tambor e rabeca.É a representação das lutas entre cristão e mouros,esta luta é muito dramatizada principalmente no Natalino.


A festa na sua essência consiste no seguinte:


1.Uma embarcação navega com as duas tropas juntas os Mouros e os Cristãos.
2.Ao chegarem em terra ,primeiro desembarca os Cristãos, e depois os Mouros.
2.1 Em alguns locais é comum antes de começar a "batalha" irem saldar a Igreja e seus Santos.
3. Em um determinado local, formam-se duas filas, como se fossem combater uns contra os outros .No pelotão dos Cristãos o General,Capitão Inglês e o Padre ficam Sentados,atrás um menino(Bandeiro) segura uma bandeira(simbolizando Portugal,e os Cristãos).No pelotão dos Mouros apenas ficam sentados o Rei e o Embaixador trás um menino(Bandeiro) segura uma bandeira(simbolizando a Turquia e os Mouros).
4.Então é iniciada a dramatização com o Capitão de Mar e Guerra, que fala aos Mouros:"É chagado nesta nau Dão Silvestre de MarinhaGeneral feito em campanhadono de grande fidalguia."Com o fim do combate o Rei Mouro morrendo converte-se ao cristianismo, magoando seu filho, e os Cristãos vencem a batalha

AFOXÉ

Afoxé

É de Origem Africana ,apresenta no seu contexto elementos ligados a religiosidade dos africanos aqui no Brasil que para estes adeptos principalmente do Candomblé Jeje-Nagôs é quase que uma obrigação levar o axé (energia positiva) aos festejos que participam.Os antigos Afoxés ao se prepararem para desfilar sobretudo no Carnaval ,primeiramente eram preparados espiritualmente seguindo os Rituais do Candomblé nos Terreiros,com oferendas aos Orixás,pois eram adeptos ou muito ligados a esta Religião,atualmente isto não acontece pois muitas pessoas que brincam nos Afoxés não têm vínculos com o Candomblé,pois a liderança que organizavam tal desfile em muitos locais não mais pertencem ao líder religioso (Pai de Santo = Babalaorixa,ou a Mãe de Santo = Yalorixa.O Afoxé desfila separado de qualquer outra manifestação,pois apenas podem participar quem esta no grupo que na sua grande maioria são homens ,as roupas são iguais a todos,na maioria das vezes utiliza-se um adereços como Contas dos Orixás(conjunto de miçangas que unidas formam um tipo de colar que é preparado com ervas e outros produtos para poder ser utilizado pelo filho do Orixá como sinal de respeito e proteção,cada Orixá é representado por uma cor ou conjunto de cores nas contes),más muitas vezes as contas utilizadas no Afoxé não apresentam nenhum preparo espiritual,Turbante na cabeça,uma Bata (espécie de Camisa de origem africana) ,Calça todos da cor branca que simboliza a paz o Orixá Oxalá.Os Cantos e a dança executados durante o desfile estão também ligados ao Candomblé , o canto é em língua Nagô,os instrumentos musicais mais utilizados são os 3 atabaques( ru,rumpi,le),agogô ou gam,xerê.

DANÇA DE SÃO BENEDITO OU DANÇA MOÇAMBIQUE

Dança de são Benedito
ou
Dança Moçambique



ORIGEM: Não se sabe a origem precisa , embora o nome Moçambique,leve muitos pesquisadores a dar-lhe como de possível origem africana.Mas não foi trazido pelos escravos.Esta Dança é uma dança guerreira, muito antiga,em alguns Paises e como a Inglaterra é conhecida uma Dança parecida com o nosso Moçambique é a "Morris Dance"( Dança Moura), que se assemelha muito também à "Dança dos Pauliteiros " da Cidade de Miranda- Portugal. Pode ter sido praticada pelos Mouros na Península Ibérica,e foi também utilizada na Catequese dos índios no Brasil como precioso fator de recreação popular. O ponto maior da presença do Moçambique é no Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo. Entretanto, também é encontrado no Rio de Janeiro,Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.




MUSICA E DANÇA:A confraria dos moçambiqueiros é mais folclórica do que a das congadas. A maior parte dos participantes é jovem.O regulamento é oral e são normas simples, criadas pelos grupos que dirigem as "Companhias de São Benedito" O canto é um louvor a um santo (São Benedito).

Daí a lenda de que foi este santo quem inventou a dança para alegrar seus devotos.veja o exemplo de um trecho de uma musica:




Esta dança é de São Benedito.


São Benedito foi quem dançou


ele dançou e subiu pro céu


hoje dançamos nós pecadores.


No desenrolar da festa existem várias danças.A parte dramática é insignificante. As danças têm nomes religiosos: Escada de São Benedito, Estrela da Guia, etc. A frente do Grupo é comum irem duas crianças segurando ,uma de cada lado, o Estandarte,ou bandeira que é onde esta representado a imagem de São Benedito. Para se dançar os brincantes usam bastões de madeira,que são batidos com espadas sempre acompanhada de uma coreografia , sob o comando dos seguintes instrumentos musicais ,que podem variar : tarol (caixinha de guerra),reco-reco,pandeiros, rabeca, tamborins, violas.Cantam louvações religiosas.

QUADRILHAS JUNINAS


QUADRILHAS JUNINAS


ORIGEM :Os estudos colocam a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza.
Originalmente, em sua forma francesa, a quadrilha era dançada em cinco partes, em compassos que variavam de 6/8 a 2/4, dependendo da parte que estava sendo dançada, terminando sempre em um galope, que normalmente atravessava-se o salão.
A quadrilha não só se popularizou, como dela apareceram várias derivadasno interior. Assim a Quadrilha Caipira, no interior paulista (e Minas), o baile sifilítico na Bahia e Goiás, a saruê (deturpação de soirée) no Brasil Central e, porventura a mais interessante dentre todas elas, a mana chica e suas variantes... Várias danças dofandango usam-se com marcação de quadrilha, da mesma forma que o pericón e outros bailes guascas da campanha no Rio Grande do Sul.Nota-se que, numa coincidência que a Sociologia e a História explicam murta bem, uma dança nascida no meio do povo seis ou sete séculos atrás, voltou ao povo, em outro país e outra etnia mas praticamente conservando a mesma função antropológica, social e cultural. A Guerrra dos Cem Anos, entre a França e Inglaterra, acabaria levando a "country dance para a França. Lá, a palavra se afrancesou, transformou-se em contredance , uma dança em que os pares executam a coreografia, frente à frente, ou "vis-a-vis". A "contredance" se aportuguesou como "contradança" e quadrilha, mas que implica a formação de pares em alas apostas; a palavra é provavelmente derivada da "country dance" inglesa.Em dois séculos, a contradança perdeu aquela sua característica camponesa e rural para tornar-se a dança nobre por excelência, conquistando, primeiramente, a corte francesa e. em seguida, todas as cortes européias, incluindo a portuguesa.Chegou-se ao ponto de, no século 18, ela ter sido a grande dança protocolar, de abertura dos bailes da corte. A medida que ela foi se popularizando, principalmente no Brasil e Portugal, o nome quadrilha' foi começando a ser usado, seguindo, aliás,uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava a contradança, dançada por quatro pessoas. Desta"quadrilha de quatro derivou a "quadrilha geral.
A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro. É importante lembrar que a quadrilha é uma dança característica dos caipiras, pessoas que moram na roça e têm costumes muito pitorescos.
Hoje, porém , a dança apresenta marcação alternadamente , em português e francês macarrônico e mesmo em francês e linguagem sertaneja , utilizando expressões como: "Balancê" que quer dizer Balancer ,significando que todos os participante devem dançar balançando em seus lugares ,pares desligados."Cumprimenta vis-a-vis.Avan. tú", que quer dizer avançar para o centro a fim de cumprimentar com acêno de cabeça. "Anarriér",que quer dizer voltar aos seus lugares.
Em 1952 foram apresentadas, simultaneamente, 20 quadrilhas pelo " Baile do Poço " o que demonstrava o quanto este gênero era apreciado aqui no Brasil.
Os compositores brasileiros tomaram gosto pelo gênero e hoje em dia as quadrilhas possuem características bem nacionais.


A DANÇA DA QUADRILHA: A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores. A marcação que apresentamos é uma das mais tradicionais e simples. Os comandos mais utilizados são(podem ocorrer variantes dependendo da região):


BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.E usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado sópara os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCË. E vice-versa.


ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.


RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.


TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.Para acontecer a Dança é preciso seguir os seguintes Passos:


01. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma, diante da outra, separadas por uma distância de 2,5m. Cadacavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.


02. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU "CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS" Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.


03. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU "DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS" As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.


04. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADOOs cavalheiros, de mãos dados, dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo. Ao se aproximarem, todos se soltam.Com os braços levantados, giram pela direita. Soltam-se as mãos, dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros, de mãos dados, vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa.


05. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTROAntes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo no. 1 ou 2. Ao comando "Primeiras marcas ao centro , apenas ospares de vão ao centro, cumprimentam-se, voltam, os outros fazem o "passo no lugar . Estando no centro, ao ouvir o marcadorpedir balanceio ou giro, executar com o par da fileira oposta. Ouvindo "aos seus lugares , os pares de no. 1 voltam à posição anterior. Ao comando de "Segundas marcas ao centro , os pares de no. 2 fazem o mesmo.


06. GRANDE PASSEIOAs filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.


07. TROCAR DE DAMACavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.


08. TROCAR DE CAVALHEIROO mesmo procedimento. Cada dama vai passar portadas os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.


09. O TÚNELOs casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.


10. ANAVAN TURA doma e o cavalheiro dançam como no Tour(passeio em iportuguês). Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.


11. CAMINHO DA ROÇADamas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres,balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.


12. OLHA A COBRADamas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo.Vários comandos são usados para este passo: "Olha a chuva , "Olha a inflação , Olha o assalto , "Olha o (cita-se o nome de um político impopular na região). A fileira deve ir deslizando como uma cobra pelo chão.


13. É MENTIRADamas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.


14. CARACOLDamas e cavalheiros estão em uma única fileira. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.


15. DESVIARÉ o palavra-chave para que o guia procure executar o caracol, ao contrário, até todos estarem em linha reta.


16. A GRANDE RODAA fila é único agora, saindo do caracol. Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dados, à direita e à esquerdo como for pedido. Neste passo, temos evoluções. Ouvindo "Duas rodas, damas para o centro ; as mulheres vão ao centro, dão as mãos. Na marcação "Duas rodas, cavalheiros para dentro , acontece o inverso, As rodas obedecem ao comando,movimentando para a direita ou para esquerda. Se o pedido for "Damas à esquerda e "Cavalheiros à direita ou vice-versa, uma roda se desloca em sentido contrário à outra, seguindo o comando.


17. COROAR DAMASVolta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dados, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.


18. COROAR CAVALHEIROSOs cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora, que erguem os braços, de mãos dados, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dados, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Se deslocam para o lado que o marcador pedir.


19. DUAS RODASAs damas levantam os braços, abaixando em seguida. Continuam de mãos dados, sem enlaçar os cavalheiros, mantendo a roda. A roda dos cavalheiros é também mantida. São novamente duas rodas, movimentando, os duos, no mesmo sentido ou não, segundo o comando. Até a contra-ordem!.


20. REFORMAR A GRANDE RODAOs cavalheiros caminham de costas, se colocando entre os damas. Todos se dão as mãos. A roda gira para a direita ou para a esquerda, segundo o comando.


21. DESPEDIDADe um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente, Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. Nas Festas Juninas Mineiras, após o encerramento da quadrilha, os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.

CAIAPÓ

Dança Caiapó

Histórico:Não se sabe ao certo como surgiu as primeiras manifestações desta dança o que se sabe realmente é que a Dança Caiapó é de origem indígena,más com grande modificação na sua apresentação, pois anexou elementos dos portugueses. Aparece em muitos dos Estados do Brasil, com variações em São Paulo, Rio e Minas Gerais. Os índios caiapó pertencem à família Tronco lingüística Jê.Em São Paulo viveram os Caiapó do Sul, que foram duramente combatidos pelos bandeirantes, e se deslocaram para o interior do país.A DANÇA: O tema principal é um ataque de um Curumim (menino em tupi guarani ) sofrido por um homem branco,resultando a morte do menino.Todos os índios (personagens) ficam em torno dele. Em desespero a tribo suplica ao pajé, para ressuscitá-lo com as suas magia. O ritual se processa por meio de baforadas de fumo .Ressuscitado o Curumim festeja dançando .O mesmo drama é repetido uma particularidade é a ausência de musicas ,apenas palavras em ritmo dos passos dos índios (personagens). PERSONAGENS: Participam do Bailado do Caiapó dez ou doze elementos:

1.Curumim
2.Cacique ou pajé
3.Dançadores.
4.Porta-Bandeira ou Porta-Estandarte(este personagem não é muito comum em todos os locais) Todos os personagens se apresentam como índios com vestimentas e adereços : Sobre o calção colocam um saiote de penas, usam cocar de penas coloridas, pintam o corpo ,rosto . Alguns amarram penas nas pernas. Quando não pintam o rosto usam máscaras, com grandes penachos pintados de cores .