quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CHULA


Chula


É evidenciada em todo o Brasil, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul . Apresenta muita semelhança com o lundu, com o baião e com o fandango.Chula é uma dança de desafio executada apenas por dois homens , a dança consiste basicamente no desafio de um contra o outro este desafio se dá na Dança onde cada um colocado nas extremidades distintas da vara de madeira dançam individualmente ,sapateando sobre a vara de madeira colocada ao chão em sentido horizontal ,desafiando o outro para que dance melhor realizando passos complicados nos quais o pé deve passar sobre a madeira sem tocá-lo .Não existe uma coreografia definida pois como um desafio é a coreografia mais difícil que se sobressai a outra,levando aquele que dançar sobre a vara de madeira com uma coreografia de sapateado que possuir uma maior precisão e dificuldade de execução se sobressai ao outro dançarino.

FREVO

Frevo

Histórico: Segundo muitos pesquisadores esta dança possui muitos elementos da polca, da marcha, da modinha, dobrado , quadrilha,maxixe, dentre outras danças. Já outros pesquisadores acreditam que o Frevo teria na sua criação grande influência de capoeiristas ,pois como a pratica da capoeira era proibida na época os capoeiristas aproveitavam o carnaval e saiam como se estivessem dançando e utilizavam muitos golpes de capoeira na dança.O nome de Frevo segundo alguns pesquisadores estaria relacionado a palavra fervor, ferver, uma alusão ao modo de se divertir com muita alegria ,com o corpo" fervendo" de alegria.
Musica, Dança, Instrumentos Musicais:Não há na musica cantador, pois a musica é totalmente de instrumentos de sopro uma das características do Frevo.Os instrumentos em associação formam a Orquestra do Frevo como é conhecida a Fanfarra .Na maioria das Fanfarras a formação é a seguinte:
1 requinta, 3 clarinetas, 3 saxofones, 3 pistons,8 trombones , 2 hornos, 3 tubos , 2 taróis e 1 surdo.

Existem três tipos de Frevo mais comuns:
1.Ventania: Constituído na música quase exclusivamente de semi-colcheias;
2. Coqueiro: Constituído de Notas agudas mais utilizadas em trompetes;
3. Abafo: Mais utilizado os trombones,com a finalidade de impedir que se ouça um som de uma orquestra próxima.
O brincante é chamado de passista, e leva um guarda-chuvas em tamanho pequeno, que tem como função estética . Nas coreografias alguns dos passos recebem nomes simples como: parafuso,dobradiça,tesoura,saca-rolha, dentre outros.

SAMBA

Samba

HISTÓRICO: De origem africana,ou seja surgiu a partir da união de muitos elementos de dança de diferentes povos africanos.No Brasil os diversos povos africanas que foram trazidas para trabalhar como escravos, tinham sua cultura própria, e como muitos foram separados e agrupados a outros de locais diferentes uma espécie de intercâmbio cultural, ou seja uma fusão de ritmos africanos começou a acontecer.Existe a manifestação em todo o Brasil,porém alguns locais o Samba foi mais difundido como no Maranhão ,Bahia,Rio de Janeiro,São Paulo e Minas Gerais, onde foram maior a ida dos povos oriundos da África.
DANÇA E MÚSICA : A coreografia é acompanhada de musica em compasso binário e ritmo sincopado,tradicionalmente foi utilizada como divertimento dos africanos no período da escravidão onde apenas instrumentos de percussão na sua grande maioria eram empregados,passando futuramente nos dias atuais a utilização de instrumentos de corda como o violão e o cavaquinho.Atualmente existem muitos tipos da Dança Samba,alguns particularmente de Estados ou Cidades, isto se deve sobretudo a grande extensão territorial e grande herança cultural do Brasil.O Samba sofreu grandes mudanças em várias partes do País e passaram a receber denominações particulares como:Samba de roda:Um dos componentes tira a melodia enquanto os demais batem palmas e respondem ao ritmo de atabaques.Samba de umbigada:É uma dança de roda com convite intimatório para substituir o dançarino solista. É uma dança de origem africana. Em Portugal ocorre no Fandango e no Lundu.Samba duro: Samba de pernada, apenas para homens. Acompanhamento feito por atabaques e pandeiros.


chimarrita

Chimarrita

HISTÓRICO: Originária dos Açores - Ilha da Madeira - Portugal, a Chimarrita, também chamada "Chamarrita" ou "limpa-branco" é uma das danças mais bonitas do Rio Grande do Sul . Além do Rio Grande do Sul a Chimarrita também é dançada e cantada no Estado de São Paulo e no Estado do Paraná.
DANÇA E MUSICA: A Dança é sempre acompanhada de apenas um instrumento musical a Sanfona que na Região Sul do Brasil é conhecida como Gaita, ou Gaita de Fole. A Dança se desenvolve da seguinte forma :
1.Enquanto forma-se um círculo não há musica;
2.Dançam com os dois braços dados uns aos outros;
3.Ao começar o Canto ,os pares dão 8 saltos de Polca girando para a esquerda e avançando em linha circular imaginaria,nos últimos 8 compassos,cada para ,face à face ,dar-se a mão direita,erguendo-se a cima dos ombros,o homem coloca a mão esquerda às costas, a mulher segura a saia com a mão esquerda.A mulher faz um giro de duas voltas completas em cada sentido.Ao final de cada uma das voltas ela se ajoelha segurando na mão do seu parceiro, e no último compasso é realizado o passo conhecido como "Tesoura".

CARIMBÓ


Carimbó


Histórico: O Carimbó é principalmente dançado no Estado do Pará, e seus arredores como Salinas, Bragança, ilha do Marajó.Segundo a localização o Carimbó divide-se em 3 tipos:1.Praieiro:Localizado na Zona Atlântica do Pará.2.Pastoril: Localizado Soure,Marajó3.Rural ou Agrícola: Localizado na Região do Baixo Amazonas.Alguns pesquisadores consideram esta Dança uma variação do Batuque. O nome Carimbó aplica-se tanto a dança como a música este nome é devido a um instrumento de percussão um tipo de tambor que se chama Carimbó que mede aproximadamente 1 Metro de comprimento por 0,30 cm de diâmetro ,feito de tronco de árvore , que é ocado e colocado o couro.
Dança,Música e Instrumentos musicais: A Coreografia caracteriza-se como uma Dança de Roda, isto é com formação circular,com homens e mulheres que dançam em pares durante algum tempo e num determinado momento se separam acontecendo a chamada Dança de Solistas ( dançam sozinhos) .O Homem na Dança Solista tem maior liberdade no remelexo do corpo, porém é a Mulher que tem maior liberdade no remelexo dos quadris.As roupas são muito coloridas os homens usam blusas abertas na frente amarradas com um laço na altura da cintura,calça de pano dobradas na altura do joelho.As mulheres usam saias de comprimento até o chão com estamparias de flores e muito coloridas,flores no cabelo.E tanto o homem quanto a mulher dançam descalços.A estrutura musical é extremamente variada com tendências a prosa, com versos de 7 sílabas, e em geral apresenta a métrica livre e subordinada ao ritmo musical.Os mesmos versos são repetitivamente cantados,havendo intervalos entre uma dança e outra, também não há ordem quanto a execução das músicas,sendo que muitas vezes os dançarinos podem optar pelas música que quer.Os Instrumentos Musicais se posicionam de um lado oposto ao dos dançarinos.A base do Carimbó são os Tambores como o que dá o nome a Dança,e outros instrumentos de percussão como o Xeque-Xeque,Reco-Reco,Pandeiro,além dos cantos solos.

CALANGO

Calango

Calango é uma dança popular profana, praticada principalmente nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, composta de cantos e bailes, separadamente ou em conjunto. Instrumentos musicais: orquestra regional ou simplesmente sanfona. Coreografia: o calango é apresentado em ritmo quaternário. Os pares dançam enlaçados, em estilo de samba de composição simples e de coreografia livre.

FANDANGO

Fandango

Histórico: Alguns pesquisadores atribuem a sua origem a Europa (Portugal / Espanha),que seria uma herança árabe deixada pelos Mouros.O significado da Palavra Fandango vêm do Latim "Findiciare" = Tocar Lira, era a lira o instrumento utilizado pelos latinos,povoadores da Península Ibérica .O Fandango é uma dança profana que passou a ser evidenciada nos fins do Século XVIII,chegou até a ser apreciada nos palácios no Inicio do Século XIX.A DANÇA: No Brasil foi introduzida pelos portugueses com o mesmo nome de Fandango ,misturou-se à cultura indígena. Tanto a música quanto a letra, são improvisadas pelos “tocadores” e “cantadores” numa atitude muito próxima dos repentistas nordestinos. Introduzido no Brasil e adaptado aos seus gestos e características, difundiu-se largamente, com nome e formas diversas em cada região. Tornou-se mais apreciada no Nordeste e nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, etc. É enorme a variedade de danças de Fandango, nas diversas regiões: anubalaio ,bambaquerê, candeeiro, chimarrita, cortada, meicanha, pego-fogo, puxado, recortada, retorcida; serrana, tatutirana e outros.Em São Paulo por exemplo,é um conjunto de danças de salão onde bate-se os pés e palmas.No Nordeste é dramática, no Sul é dança baile.
O Fandango ainda pode-se dividir em conjuntos de danças:
1.Rufado: Só entram batidas de pés e palmas;
2.Valsado: Não entram batidas de pés e palmas;
3.Rufado-bailado: Partes com batidas de pés e palmas,coreografias com giros.

BAIÃO

Baião



Histórico:Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura africana.Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes do povo do Litoral.A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito conhecida no Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia,possuindo grande variedade de coreografias.A dança não era executada pelo o povo nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como batizados,aniversários,casamentos, dentre outros.O Baião tanto a Dança como a Música abrange duas fases,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião".



Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores,inspirados nas circunstâncias.Na Dança formam-se pares,homens com mulheres estes pares podem a vir ou não a se desfazer durante o desenrolar da festa,não existe uma norma para a formação do par ,ficando de livre escolha,podendo muitas vezes na falta de com quem dançar dançar com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher.A quantidade de Músicos pode variar bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de Forró"(Sanfona,Triângulo,Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois ou até mesmo um.


Os instrumentos são basicamente:Sanfona,Triângulo,Zabumba,podendo ainda fazer parte a Rabeca,Pandeiro e Agogô.