sexta-feira, 19 de setembro de 2008

BOI BUMBÁ

Boi Bumbá

HISTÓRICO : A festa do Boi-bumbá, ou Festa do Boi, ou ainda Brincadeira do Boi , têm sua origem no Nordeste do Brasil, onde derivou de outra Dança típica de lá, o Bumba-meu-Boi. Com as constantes imigrações de Nordestinos para a Região Norte do Brasil ,em especial para o Estado do Amazonas, houve também a imigração de manifestações culturais como o Bumba -meu- Boi que logo foi assimilado pela população e ganhou aspecto local.

A FESTA DO BOI-BUMBÁ : O Boi-bumbá tem sua história idêntica ao Bumba-meu-boi , é uma espécie de ópera popular, cujo enredo não varia muito entre os inúmeros grupos de Boi-Bumbá existentes mas, basicamente, desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito, e querido . As apresentações dos bois em Parintins desenvolvem-se de acordo com um enredo que conta a história do Negro Francisco, funcionário da fazenda e cuja sua mulher, Catirina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. fica desesperado. Com medo de Catirina perder o filho que espera, caso o desejo não seja atendido, resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo de sua mulher.Então, segundo o enredo, Negro Francisco mata o boi preferido do patrão. O amo descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para fazer ressuscitar o boi. O boi renasce e tudo vira uma grande festa. O imaginário indígena e detalhes religiosos dos índios ,como pajés e feiticeiros , foram incorporados com mais influência ao Boi-Bumbá. O Festival Folclórico de Parintíns: Um dos grandes marcos para a divulgação do Boi-Bumbá foi grandiosa festa dos bois de Parintins, realizado na Cidade de Parintins cerca de 400 Km de Manaus, no Amazonas desde 1913, no mês de julho.O imaginário indígena e figuras religiosas como pajés e feiticeiros foram incorporados às tradições da festa. Por isso, durante o Festival Folclórico de Parintins, a cidade é chamada de “ilha Tupinambarana” e os Bois Garantido e Caprichoso se apresentam no Bumbódromo. Durante a apresentação, cada Boi leva aproximadamente um tempo de 3 horas. Fazem parte da apresentação efeitos especiais com luzes e cores, show pirotécnico . Os bonecos gigantescos representando cada personagem ,cada uma dos Bois leva ao Bumbódromo cerca de aproximadamente 5 .000 participantes. Cerca de 35.000 pessoas prestigiam o espetáculo anualmente.Garantido e CaprichosoAs cores vermelho do Boi Garantido , e azul do Boi Caprichoso, tomam conta do Bumbódromo, espécie de arena, semelhante a um Sambódromo.Existem algumas explicações sobre a origem dos nomes dos Bois , mas uma delas é a mais aceita para a origem dos nomes dos Bois Garantido e Caprichoso, esta explicação refere-se ao Poeta Emídio Vieira e seu amor proibido pela mulher do repentista Lindolfo Monteverde. Ambos apresentavam seus bois todos os anos.Como não podia ter a mulher de Lindolfo Monteverde.
Emídio Vieira lançou o seguinte desafio a Lindolfo Monteverde:
"Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi".
Lindolfo Monteverde respondeu:
"Pois capriche no seu que eu garanto o meu".
Assim nasceu o nome, e a rivalidade foi crescendo a cada ano. Existiam outros grupos de apresentação de Bois que foram desaparecendo e apenas os Garantido de Lindolfo Monteverde e o Caprichoso de Emidio Vieira se mantiveram.

MARACATU

Maracatu

HISTÓRICO:De origem africana,com elementos indígenas e portugueses,tinha no passado uma característica altamente religiosa, dançavam-se mais em festas religiosas ,diante das igrejas,e algumas vezes em em festas cívicas, porém hoje é apenas para o divertimento carnavalesco.Baseado em elementos religiosos e profanos das antigas festas coloniais de Coroação dos Reis Negros eleito pelos escravos com a função simbólica de líder.A palavra Maracatu, não há certezas quanto ao seu significado , alguns pesquisadores acreditam que esta palavra é de origem indígena com o seguinte significado (Maracá = instrumento musical / Catu = bom,bonito). Já outra corrente de pesquisadores acreditam que o nome Maracatu deriva da dança dos bondos de Luanda.
DANÇA,INSTRUMENTOS MUSICAIS: O Maracatu divide-se em dois tipos:
1.Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado: É o mais antigo, surgiram a partir das festas de coroação do Rei do Congo.Possui cerca de 30 a 50 componentes entre figuras, Rei,Rainha,Porta estandarte(ou Porta bandeira),Dama do Paço ( que leva a boneca calunga ), Caboclos de lança, a Corte: Duque, Duquesa , Príncipe, Princesa, Embaixador, Rei e Rainha mirins,Baianas e Baianas mirins, e o Chapéu-de-Sol para proteger o Rei e a Rainha sol;
2.Maracatu Rural ou Maracatu de Orquestra ou Maracatu de Trombone: Surgiram a partir da fusão de vários folguedos do interior de Pernambuco, especialmente folguedos da zona da cana de açúcar.São muito recentes,seus componentes são:Rei,Rainha, Porta bandeira ou Baliza, Dama do Paço, Porta-buquê, Baianas, Caboclos,Caboclos de pena(índios),Caboclos de lança(diferente do outro tipo de maracatu anterior, estes caboclos são a marca marcante deste tipo de maracatu) e a Boneca Aurora.

COCO

Coco

Histórico:Segundo historiadores teria influencias indígenas devido a algumas coreografias,também com fortes evidências da influência africana como a umbigada, além de influências portuguesas como ao movimento da roda.Nos Engenhos ela sofreu muitas mudanças, pois as coreografias mudavam um pouco para atender a gosto dos Senhores de engenho. Muito popular no Norte e Nordeste do Brasil, principalmente na zona litorânea , chegando a ser muito apreciado em salões,mas acabou mesmo ficando no gosto popular.Tanto a Dança como a Música ou canto recebe nomes muitos variados dependendo das circunstancias como o local: Coco de Praia, Coco do Sertão,Coco de Usina. Recebe nomes também dependendo dos instrumentos musicais que acompanham a dança: Coco de Ganzá, Coco de Zambê, ou dependendo de como se dança: Cavalo manco, Tropel Repartido,Travessão, Sete e Meio.
Musica, Dança e Instrumentos Musicais: Inicialmente o Coco era uma cantiga de trabalho,com que os negros com pedras lascavam a casca do coco para retirá-lo.A Musica também recebe o mesmo nome da dança apresenta estrofes e Refrão, sendo que a primeira pode ser improvisada ou não, a segunda é fixo e marcante, pode ser intercalada na estrofe ou segui-la. Nos Cocos mais antigos os dançadores cantavam durante toda a dança, porém os mais atuais cantam apenas o refrão ou não cantam.Os instrumentos musicais mais utilizados são o Ganzá,pandeiro,reco-reco e triângulo.

SIRIRI

Siriri


HISTÓRICO: Dança do Estado do Mato Grosso o Siriri,Ciriri ou Siriá é uma dança com elementos africanos, espanhóis e portugueses .Segundo muitos Pesquisadores, o nome Siriri estaria relacionado ao crustáceo que era muito fácil de ser capturado o Siri. Outra possível relação ao nome Siriri é que seria devido a um inseto (a forma alada do cupim).

DANÇA E MUSICA: A Dança possui várias configurações no contexto da execução:


Exemplo de uma música:

"Marrequinha da Lagoa

Tuiuiú do Pantaná

Marrequinha pega Peixe

Tuiuiú já vem tomá".


1. Siriri de Roda: Os participante são em número par pois dançam cada um com seu parceiro.Os participantes tocam as mãos espalmadas do parceiro da esquerda depois da direita , em movimentos comuns e rápidos ,em um dos lados os tocadores tocam os instrumentos ,são os mesmos utilizados na dança do Carimbó,e cantam até a 2º estrofe e os dançarinos respondem cantando os dois últimos versos.

2. Siriri de Fileira : A fila de mulheres à frente da fila de homens ,com os pares batendo palmas.

3. Siriri Mamãe, olhe carneiro: Roda fechada ,os pares de mãos dadas .Começa com uma pessoa no centro da roda que tenta escapar ,cabe aos demais não permitir que isto ocorra,caso contrário quem permitiu a fulga assume o lugar dele.

4. Siriri de Galope: Quatro pares cada par num local diferente , que se cruzam com pulos diagonais pelas laterais.

5. Siriri boi tá brabo no curá: Roda simples com as mãos dadas no centro uma pessoa faz o papel de boi e tenta escapar ,mas é impedido pelos demais.A Apresentação da Dança acontece entre Julho e fim de Agosto, a convocação dos dançarinos é feita pela matraca,com lenços com chapéus.

Os instrumentos musicais são: Violas de cocho,Ganzá(reco-reco),matraca e sanfona.A Coreografia é de rara beleza; segue, na essência, as mesmas linhas do Carimbó, porém com maiores e mais variadas evoluções.A indumentária, basicamente, é a mesma do Carimbó, porém, mais rica: as saias das mulheres são de javanesa, com estamparia de folhas e flores,as blusas de várias cores ,flor no cabelo.Os homens calça cores diversas e camisa de manga arregaçada ,lenço no pescoço com chapéu ou não.

RETUMBÃO

Retumbão


HISTÓRICO: O Retumbão surgiu durante os preparativos para a festividade em homenagem a São Sebastião(foto ao lado)em 1798, em Bragança. Durante a formação dos grupos de dança, houve um cuidado especial na escolha dos instrumentos, principalmente dos tambores, essenciais para a marcação rítmica. Encontrados dois troncos de dimensões diferentes, os escravos adaptaram couro de animais silvestres, devidamente preparados, secados e esticados, em cada uma das extremidades dos troncos deixando, porém, um dos lados livres para o efeito sonoro desejado. Os tambores eram ouvidos de muito longe e segundo a crônica da época, "retumbavam". Daí porque a primeira e mais importante dança da Marujada tem o nome de Retumbão.


A DANÇA, INDUMENTÁRIA,PERSONAGENS: A indumentária é muito bonita. Homens vestem calças e camisas brancas com um laço de fita de cetim vermelho amarrado no braço direito. Usam chapéu de palha, revestido de morim branco, enfeitado com fita de cetim, larga, como uma barra, cujas pontas, entrelaçadas, pendem para o lado direito.Inicialmente, as primeiras roupas das mulheres foi cedida pelas sinhás e consistiam de vestidos que estas não usavam mais por estarem fora de moda. Depois as marujas paramentavam-se com saias de chitão, o mais colorido possível e blusas de rendão branco que iam aproximadamente até o meio das coxas. Posteriormente essa vestimenta foi modificada, e hoje elas trajam uma saia vermelha, bem franzida, blusa de cambraia branca bordada e, sobre esta, uma faixa larga de fita vermelha de gorgorão, com uma grande rosa do mesmo material. O ponto alto da indumentária feminina é o chapéu. Este, é de palha, forrado de tecido branco, com uma espécie de armação de arame onde ficam as flores feitas de penas de pato, brancas. Essas flores cobrem inteiramente o chapéu, de cujas abas pendem doze fitas largas, de cores diversas, bem compridas. A Capitoa, sempre a mais velha do grupo, carrega na mão, um bastão dourado, o símbolo da sua autoridade. Homens e mulheres dançam, sempre, descalços.As apresentações são, preferencialmente, no período que vai de 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro, do ano novo. É interessante registrar que, no dia 25 de dezembro, as mulheres dançam com saias azuis e os homens com camisas da mesma cor. Já no dia 26, quando São Benedito é festejado, é que as mulheres usam as saias vermelhas, e os homens a roupa branca.

FORRÓ

Forró



Histórico: O forró originou-se da mistura de influências africanas e européias e indígenas. A origem da Palavra Forró é analisada por duas versões,o certo é que o ritmo nasceu no Nordeste e foi apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos.As duas versões são as seguintes:1.Há a versão mais popular de sua origem, a de que o nome viria dos dizeres "For All" (em inglês "para todos"). A frase vinha escrita nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando foram para o Estado de Pernambuco construir ferrovias. Se na porta dos bailes estivesse a placa, era sinal de que todos podiam entrar na festa(era de graça), regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje. Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual. 2.A segunda versão é dada por diversos historiadores e pesquisadores da cultura popular Brasileira, que diz que a origem é o termo africano "forrobodó", que significa festa, bagunça. Em alguns povoados pequenos do país (como na Ilha Grande- RJ ou na Ilha do Mel- PR) forró significa bailão popular ou arrasta pé, onde se dança de tudo.



Dança ,Musica e Instrumentos musicais: O forró serve tanto para designar a musica quanto a dança ,o ritmo era bastante executado em comemorações da comunidade como Festa de recepção de casamento, batizados, aniversários,festas juninas, e outras comemorações.Na dança as pessoas damçam sempre aos pares,obedecendo a uma coreografia dominante da dança.Os instrumentos musicais eram o Sanfona , triângulo e zabumba, entretanto poderiam fazer parte deste conjunto o pandeiro, rabeca e agogô, atualmente se mistura as canções com guitarras elétricas e instrumentos rústicos de corda e percussão.

XAXADO


Xaxado


Segundo muitos pesquisadores a Dança teria sido a partir do Baião originária do Sertão Nordestino como nos Estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco.


Sendo que estaria sua origem ligada diretamente ao Cangaço principalmente ao Bando de Virgulino Ferreira da Silva conhecido por Lampião ,onde as circunstâncias de estarem sempre em batalhas além de alguns homens não estarem acompanhados de suas mulheres dançavam com o rifle ,que fazia o papel de mulher,com o rifle batendo-o no no chão,e arrastando as alpercatas de couro no chã é por alusão ao barulho provocado pelas alpercatas que deu o nome a Dança ,inicialmente apenas masculina, e posteriormente passou a ser dançado também por mulheres.


Atualmente a Dança não é mais unicamente masculina,a figura dos pares já é bastante evidenciada,a indumentária dos grupos que praticam esta dança traz novamente a afirmação da sua origem , pois vestem-se como Cangaceiros e Cangaceiras, porém em muitos casos apenas os homens possuem o rifle .


Apresentam-se sempre em ocasiões comemorativas como nos festejos juninos,a Dança é realizada basicamente em duas fileiras uma de homem e outra de mulher ocorrendo algumas evoluções ,que dançam separados ou juntos sempre arrastando as alpercatas ao chão.

SUÇA OU SÚCIA

Suça ou súcia

Trata-se de uma dança alegre, espécie de uma dança do tambor, porém mais alegre, feito sob qualquer pretexto e sem disciplina. A Suça é praticada em Goiás com maior freqüência na Região Norte do Estado.