Congos
Histórico:A sua Origem segue de 1482 com o Império do Congo, um dos Impérios negros mais importantes de todos os tempos.Com o contato com Portugal o Império foi ruindo pouco a pouco ,até a decadência do Império,que se deu através de uma grande guerra contra o Império de Portugal ,ficando assim ao Título de Rei de Congo equivalente ao poder do povo negro que lutou bastante contra Portugal. No Brasil está presente desde os tempos da escravidão, quando os negros passaram a estimar ainda mais sua força.
Além de reminiscência de rituais africanos de coroação,tendo também influências dos Reinados e Impérios da Europa Medieval.
No Brasil Colônia e Império não eram somente figuras ornamentais,como alguns o encaravam.A sua função era muito séria, consistia em interceder junto aos outros negros como maior membro da irmandade,essas intervenções consistiam em organizar os negros, e muitas vezes liderar rebeliões.
EMBAIXADAS E BATALHA: Aparece juntamente com parte do Congo em algumas Regiões do Brasil, em outras aparece como um auto separado com um nome distinto:Congada.É originária de fatos Históricos de duas naturezas:
A primeira:Mais antiga,refere-se às batalhas e embaixadas trocadas trocadas pelos antigos Reinos do Congo e de Angola, no tempo da Rainha Ginga e do Rei Henrique Cariongo.
Tem seu conflito central no típico mito-herói africano: morte e ressurreição.
A segunda: Introduzida pelos missionários cristãos,tem como referência a lenda de Chanson de Roland, epopéia nacional francesa que descreve a batalha de Roncesvales,ocorrida há mais de mil e duzentos anos, nas proximidades entre a atual fronteira da França e Espanha.
Personagens e Vestimentas:Os Personagens e as vestimentas(cores e apetrechos)podem variar conforme a região,mas na sua maioria é composta da seguinte forma:O Cortejo segue a seguinte formação(podendo variar):
1º Espantão
2ºno centro, o Rei e Rainha, atrás deles o Mestre e o Contramestre
3ºde cada lado as Figuras- lideradas pelo(s) Embaixador(es)
4ºao lado do cortejo vão os músicos e a banda cabaçal e o violeiro.
Rei: Veste roupa branca com detalhes dourados,com espada numa das mãos e coroa na cabeça.
Rainha:Veste roupa branca ou tons rosáceos,coroa na cabeça.
Espantão: Conduz na mão uma vara(muitas vezes benzida pelo padre)enfeitada de fitas, como um mastro.Tida como sagrada nunca é substituída,sendo sempre a mesma a cada ano.
Mestre: Principal responsável pela festa, ele organiza o Congo, e conduz todos os brincantes.Conduz um apito numa das mãos e uma espada na outra.
Contramestre: Veste-se como o Mestre, possui quase a mesma função do Mestre ,porém só é exercida quando o Mestre esta participando diretamente da brincadeira(dançando).
Embaixadores:Recebem este nome, pois são utilizados para falar e levar mensagens aos Reis.Veste-se como o Mestre,um ou mais, e têm a função de liderar os brincantes,podendo vir a substituir o Mestre ou o Contramestre no desenrolar da festa.
Figuas: Todos portam espadas e vestem-se como o Mestre.
A FESTA:Os Congos são compostos na sua maioria por homens, apenas a Rainha é uma mulher,para ingressar nesta brincadeira há duas maneiras, uma de livre escolha e a outra a mais comum é a forma de pagar uma promessa , que na maioria das vezes é feita para Nossa Senhora do Rosário.
A influência Européia em uma manifestação ,que inicialmente era só de negros ,pode ser evidenciada nas solenidades que ocorrem nas Igrejas, e principalmente o padrão de Império:Composição da Corte,trajes dos soberanos,comprimentos aos Reis, espada e cetro.
Primeiro há ensaios, e no dia da festa os "brincantes" como são chamados os participante, reusem-se na casa do Mestre,ou de um outro brincante, onde o figurino está guardado,vestindo-se saem pelas ruas .
Nas marchas em cortejo e nas batalhas de espadas(ou jogo de espadas, também chamado de esquilânio)sempre acompanhados por uma músicos( com Pífanos, violão,zabumba,caixa, ou outro instrumento percursivo. A dança obedece a quatro passos obrigatórios e únicos:
A Dança de lado,Dança de frente, Ginga e a Corta tesoura.As musicas podem sofrer mudanças .
Durante as marchas de cortejo cantam a seguinte musica:exemplo da Cidade do Cariri(povoado de Milagres).
Pretinho de Congo
Para onde vai
Vamos pro Rosário
Para festejar.
Festeja, pretinho
Com muita alegria
Vamos pro Rosário
Festejar Maria.
Reis de Congo anda em peleja
para festejar seu dia.
Eu também ando em peleja
Para festejar Maria.
Ao chegarem na Igreja:
Viva que viva
O Rosário viva!
Ó que viva,ó que viva
O Rosário viva!
Após cantam o Bendito:
Mestre: Meu Deus,que luz é aquela?(bis)
Botai-me naquela luz .(bis)
Coro: São os Congos do Rosário.
Vamos festejar Maria.
São os Congos do Rosário.
Vamos festejar Jesus.
Ao entrar na Igreja ,cantam outro Bendito:
Entremos,entremos
nesse jardim tão cheiroso.(bis)
É do nascimento
nosso Redentor.(bis)
Entremos,entremos
no jardim para adorar.
pro meu Jesus
em seu trono assentar.
Ao pé do altar:
Mestre:
Viva Maria,mãe singular (bis)
Rainha do Céu de Potugá.
O Rei da Glória,do Marajá(bis)
Viva Maria, mãe 'quelemente'
--------------------- (clemente)
Rainha do Céu tão paciente.
Espero da Senhora um bom perdão
e do Rei da Gulora(glória) a salvação.
canta outra música
Lá no Céu apareceu,ó Senhora
Um sinal do meio- dia.
Tudo é porque não se reza,ó Senhora
O Rosério de Maria. (bis)
E mais outra música
A igreja é casa santa
onde Deus faz a morada,
Onde mora o cálix bento
onde mora o cálix bento
e a hóstia consagrada
As estrelas do céu correm
eu também quero correr.
Elas correm atrás da Lua
eu atrás do bém-querer.
Após, é celebrada a missa, acompanhada pelos Congos,onde o Rei e a Rainha sentam-se em cadeiras arrumadas que equivalem a tronos.
Com o termino da missa, os Congos se dirigem para o adro da Igreja onde jogam espadas e dançam e cantam.